Blog

TransEmpregos: capacitação profissional para pessoas trans

TransEmpregos

O TransEmpregos, projeto social que faz a inclusão de profissionais trans junto às empresas, promoveu recentemente em São Paulo o Festival #AgoraVai.

Com o objetivo de capacitar e integrar os profissionais trans no mercado de trabalho, o evento contou com oficinas e treinamentos que abordaram temas como a preparação de currículo, otimização do uso das redes sociais, dicas de boas práticas durante as entrevistas, escolha da melhor roupa para o ambiente de trabalho e muito mais. O #AgoraVai aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto no Google for Startups e contou com a participação de 45 pessoas transgêneras.

Nós da Sodexo, tivemos o prazer de integrarmos o time de empresas parceiras do TransEmpregos e participar do evento com o nosso time de Recrutamento e Seleção, orientando e apoiando os participantes, firmando nosso compromisso com a Diversidade e Inclusão.

TransEmpregos: como a Sodexo atua na empregabilidade trans

A Sodexo não é apenas uma empresa LGBTI+ friendly: nós consideramos a Diversidade e Inclusão como um dos pilares da nossa companhia. 

Aderimos aos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+” e nos comprometemos, entre outras coisas, a promover um espaço de trabalho seguro, saudável e a oferecer oportunidades iguais e tratamentos justos a todos os nossos colaboradores, independente da sua orientação sexual. Respeitamos o nome social indicado por cada colaborador trans, usando-o em seu crachá e e-mail, e orientamos toda as equipes para que  façam o mesmo.

Além disso, oferecemos o Sodexo Pride Group, um grupo que promove ações de comunicação, desenvolvimento de talentos e criação de uma cultura inclusiva. A Iniciativa foi lançada no Brasil em junho de 2016, com encontros trimestrais abertos aos colaboradores. Um guia LGBTI+ também foi lançado para orientar e expandir o conhecimento de nossos líderes com relação ao tema.

TransEmpregos: Projeto Cozinha & Voz

A Sodexo participou também do primeiro grupo do projeto Empregabilidade de Pessoas Trans – Cozinha & Voz, uma iniciativa do Ministério do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que busca oferecer formação profissional básica e ingressar travestis e transexuais no mercado de trabalho. O projeto contou com o apoio da instituição de educação vocacional OTEC, Txai Consultoria e da aclamada chef Paola Carosella. No final, um parceria entre nós e um de nossos clientes permitiu que um dos participantes do grupo fosse contratado para trabalhar como oficial de cozinha, iniciando uma bela trajetória rumo ao sucesso profissional.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany