Blog

Somos Todos Cuidadores: conheça o programa de formação de copeiros hospitalares que tem ajudado refugiados

refugiados

Você certamente já ouviu a frase: pequenos gestos fazem toda a diferença. E nós da Sodexo Serviços realmente acreditamos no poder de transformação das pequenas ações! Pensando nisso e, com objetivo melhorar a qualidade de vida nossos colaboradores e refugiados, criamos o projeto “Somos todos Cuidadores”. 

Com o principal objetivo de formar copeiros(as) hospitalares, padronizar e aprimorar nossos serviços, o programa “Somos Todos Cuidadores” convida colaboradores internos que tenham interesse em trabalhar na função ou então em migrar de área, mulheres do programa “Tem Saída” e refugiados a mudar de vida.

Com formação de 40 horas, divididas em 10 dias, o programa é uma parceira entre a Sodexo Serviços, o Senac e a Internacional Finance Corporation (IFC). Durante o curso, os participantes têm a oportunidade de conhecer a profissão de copeiro, aprender sobre dietoterapia (conceito cuja finalidade básica é oferecer ao organismo debilitado os nutrientes mais adequados), montagem de bandejas e demais funcionalidades da profissão. Em suma, os profissionais aprendem como tratar os consumidores de forma mais assertiva e atenciosa, entendendo que cada paciente é único e merece cuidados diferenciados. 

A melhor notícia é que os benefícios do projeto “Somos Todos Cuidadores” não ficam apenas na teoria. Depois de concluírem o curso, os colaboradores que mais se destacarem, são convidados para ingressar no time Sodexo ou estrear na nova função. 


Melhores condições de trabalho aos refugiados

A médica venezuelana Aleska Mendez é uma das beneficiadas pelo “Somos Todos Cuidadores”. Como a maioria dos refugiados, mesmo sendo considerada altamente qualificada no mercado de trabalho, ela encontrou dificuldades para ingressar no mercado de trabalho brasileiro. Mas, desde abril deste ano, após se inscrever no programa, Aleska atua como copeira em um hospital de São Paulo.

“Este curso é uma oportunidade para mim e para minha família. Como sou médica estarei bem próxima do ramo que já conheço. Já fiz outros cursos, porém esse é o que brilha os meus olhos.”

Atualmente, contamos com mais de 120 colaboradores de outros países na Sodexo Serviços e, 92 deles são refugiados de países como Venezuela, Angola, Congo, Haiti, Senegal e Paquistão. Além disso, pelo 11º ano consecutivo, a Sodexo foi eleita como uma das empresas líderes mundiais em Diversidade e Inclusão pela DiversityInc.

Para nós, a diversidade e a inclusão não está apenas no discurso, é nosso de ser e agir. Por isso nos comprometemos diariamente em criar um ambiente propício para acolher a todos os colaboradores, principalmente para os refugiados, que têm o Brasil como sua segunda casa. 

 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany