Blog

Sodexo On-site: Diversidade que ensina e transforma a vida das pessoas

Diversidade

Em todo o mundo, pessoas LGBTI+ buscam melhores condições de trabalho, saúde e moradia. No Brasil, essa visibilidade vem crescendo aos poucos, mas ainda há um longo caminho para que esses passos se tornem largos e efetivos. 

Para modificar esse cenário, algumas empresas criaram políticas específicas para a contratação e inclusão de travestis, transgêneros e transexuais. Ao redor do mundo, empresas como a Sodexo vêm atuando em prol da igualdade de oportunidades e, uma das histórias recentes da empresa vem de terras brasileiras. 

Breno Silvestre Silva, 20 anos, nasceu no início de 2019. Após quase 2 anos de transição, o jovem conseguiu seu nome social, nos documentos oficiais. E, seus colegas de trabalho tiveram a oportunidade de acompanhar toda essa jornada dentro da Sodexo. 

Jovem aprendiz, atuando na cozinha de um dos clientes do Segmento Saúde da Sodexo On-site, Breno nos conta que poder fazer essa transição em um lugar onde as pessoas o tratavam como se essa mudança nunca tivesse ocorrido fez com que ele conseguisse entender que as pessoas o viam como ele mesmo sempre o viu. Seus colegas de Sodexo o fizeram esquecer da sua mudança! 

“Eu não tenho uma história ou momento para contar sobre a minha transição aqui na Sodexo. Isso por que meus colegas – diria amigos – me fizeram esquecer sobre a mudança. Todos os dias eles me fizeram entender que estavam ao meu lado me apoiando e, mostrando que o que eu sentia por dentro era o mesmo do que era refletido por fora” diz Breno. 

Diversidade - Breno

O estudante de gastronomia começou sua transição aos 18 anos. Com a mudança de nome teve que se adaptar, fazer terapia para se aceitar e entender o que sentia. Desde muito cedo sempre teve medo de não ser aquilo que a sociedade mandava. Sentia-se estranho em ser chamado de ela e, ao relatar ainda cedo aos pais sua indagação, contou com o apoio e suporte que, muitas vezes jovens na mesma situação que ele não possuem. 

Como um dos primeiros passos de sua real identidade, o Jovem Aprendiz, contará toda a sua história e experiência, em um painel na sede da Sodexo On-site no Dia Internacional do Orgulho LGBTI+. Apesar de toda a ansiedade e, até receio, em contar tudo o que viveu – e ainda vive – sente-se muito orgulhoso em fazer parte de uma empresa que possibilita a jovens que, como ele, tem muito o que ensinar, mas que nem sempre são ouvidos. 

 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany