Blog

Sodexo e Sabará contra a infecção hospitalar

Sodexo Serviços para combater a infecção hospitalar

Bacterino, Poeiruda, Germinha e Sujeirito: esses são os novos personagens presentes pelos corredores do Sabará Hospital Infantil. Estampados nos uniformes e nos carrinhos de nossa equipe de limpeza, os monstrinhos surgiram para conscientizar sobre a importância da limpeza para combater a infecção hospitalar, uma ação alinhada às estratégias de humanização do hospital.

O Sabará é uma instituição sem fins lucrativos e braço assistencial da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual faz parte também o Instituto PENSI, focado na realização de pesquisas e no ensino e treinamento de profissionais da saúde infantil. Desde 2014, somos parceiros do Sabará no ramo de alimentação, e em fevereiro deste ano, começamos a prestar serviços de facilities, com foco na área de higienização hospitalar.

A parceria entre Sodexo e Sabará tem promovido inúmeros benefícios para os pacientes: maior agilidade na limpeza focada em combater a infecção hospitalar, pelo número de colaboradores e uso de produtos biodegradáveis; e eficiência nos processos graças aos sistemas integrados e uso de novos equipamentos eletrônicos.

No hospital, onde as paredes trazem ilustrações, o raio X parece uma astronave, o chão é colorido e os berços estampados, fazia todo sentido que nossa equipe de limpeza também entrasse na imaginação das crianças. Foi assim que os “Caçadores de Monstros” entraram em ação, com o objetivo era utilizar elementos lúdicos para concientizar sobre a necessidade de limpeza constante para combater a infecção hospitalar.

“Nosso objetivo é que o auxiliar de limpeza seja visto como um agente que trabalha para diminuir os riscos de infecção hospitalar. Ele é um dos responsáveis por tornar o ambiente do hospital mais seguro”, completa Sandra Passos, CEO do Segmento Saúde da Sodexo On-site Brasil.

O projeto foi totalmente personalizado pela Sodexo para o Sabará, sendo uma ação inédita. O planejamento e processo de implementação levou cerca de um ano e envolveu diversos setores das duas empresas. “Cada detalhe foi pensado, desde a operacionalização até a criação dos nomes dos monstrinhos, que são os principais agentes de infecções – sujidade, bactérias, germes e poeira, que causam danos e podem ser prejudiciais aos pacientes”, completa Sandra. Vale lembrar que todos os monstrinhos têm uma personalidade diferente: o Bacterino, por exemplo, pode se esconder em vários lugares, mas a equipe não deixa ele entrar. Já a Germinha quer sempre criar confusão, mas os auxiliares de limpeza estão preparados para evitá-la.

Os funcionários se surpreenderam com os uniformes novos e se sentiram ainda mais engajados para combater a infecção hospitalar. E, após uma semana de implementação da na caça aos monstrinhos, os pequenos pacientes já lançavam olhares curiosos para os novos caçadores!

 

Sodexo na Saúde

Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções para empresas da área da Saúde, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

Para proporcionar ambientes saudáveis, a Sodexo possui processos rigorosos de higienização hospitalar, definidos de acordo com as áreas de risco. Com colaboradores treinados e softwares especializados, oferecemos uma higienização rápida, eficaz e de excelência. Conheça nossas soluções em Saúde: https://sodexoservicos.com.br/qualidade-de-vida

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany