Síndrome de Burnout - tire suas dúvidas sobre o esgotamento profissional

11 de Janeiro de 2018
  
 
O cenário de instabilidade econômica, demandas cada vez mais urgentes, cobranças de clientes, chefes abusivos. com rotinas de trabalho mais atribuladas, é comum que muitos sacrifiquem as pausas e a vida social, o que pode gerar um stress crônico, a Síndrome de Burnout, afetando a integridade física e emocional de muitos profissionais. 
 
Independente de gênero ou tempo de experiência, a Síndrome de Burnout é definida como um distúrbio grave, ocasionado por uma conjunção de fatores que faz com o profissional não consiga mais atingir suas expectativas e metas profissionais. Normalmente é mais comum em áreas que envolvem um trato direto com o público, como profissionais da educação, saúde e atendimento ao cliente, por exemplo. 
 
Como consequências e sintomas, temos evidências físicas como a fadiga, dores de cabeça, insônia, além de fatores emocionais como as alterações repentinas de humor, irritabilidade, falhas de memória e ansiedade. São profissionais que se tornam claramente desmotivados, que cumprem o mínimo de suas tarefas de maneira automática e que não têm mais perspectiva de mudança. 
 
O tratamento inclui a indicação de psicoterapia e pode contar com remédios prescritos, sendo indispensável sempre a orientação e o diagnóstico adequado para cada caso. Se perceber que você está menos produtivo e constantemente irritado no trabalho, procure outras atividades de lazer fora do escritório, desacelere a rotina e procure ajuda especializada caso perceba que essa situação está te prejudicando dentro e fora do escritório. 
 
Mais do que nunca, é importante ficar atento aos sintomas físicos e emocionais que uma rotina profissional desregulada pode causar. Tenha claro que a Síndrome de Burnout não tem relação com a falta de preparo ou ineficiência, mas é um distúrbio que precisa do correto diagnóstico e tratamento. Mantenha uma constante avaliação sobre sua rotina de trabalho, procurando novas dinâmicas e atividades que tragam mais qualidade de vida.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany