Blog

Receitas sustentáveis para a Páscoa

receitas sustentáveis

Ir para a cozinha na Páscoa é uma tradição para a maioria das famílias brasileiras. Mas, colocar a mão na massa para criar pratos gostosos pode resultar em um aumento de produção de resíduos orgânicos na sua cozinha, até por que não estamos habituados a usar todo o alimento em nossas receitas.

Para cozinhar sem desperdício e, ainda, elaborar receitas saborosas nesta data, veja algumas dicas de pratos que usam integralmente os alimentos (ou sobras de outros), que podem encaixar bem no seu cardápio e deixá-lo muito mais sustentável!

 

Batatas ao Murro:

As batatas ao murro são os acompanhamentos perfeitos para qualquer refeição. Elas são simples, saborosas e, ainda, garantem o uso do alimento por completo na receita! Sem geração de nenhum resíduo!

Ingredientes:

  • 10 batatas médias;
  • Azeite, alecrim (orégano ou tomilho) e sal a gosto.

Modo de preparo:

Higienize as batatas e leve-as (com a casca) para cozinhar em uma panela com água em fogo alto. Quando a fervura começar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 ou 30 minutos, deixando cozidas, porém firmes, para que você possa executar o “murro”.

Quanto estiverem prontas, coloque as batatas quentes sob uma superfície seca e limpa e, levemente, dê um pequeno murro para que achatem.

Aqueça o forno em temperatura média. Pegue uma assadeira e unte com azeite. Coloque as batatas ao murro na mesma assadeira com ervas, azeite e sal. Asse por 30 ou 40 minutos, até que fiquem douradas e crocantes. Sirva com peixes, carnes leves e até mesmo carne vermelha.

 

Bolinho de peixe:

Você já vai preparar o peixe para a Páscoa, mas com certeza irão sobrar alguns pedaços que não comemos (rabo, carcaça etc.). Pegue as sobras e prepare bolinhos de peixe saborosos para servir como petisco:

Ingredientes:

  • 250g de sobras de peixes;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 1 xícara de chá de arroz já cozido (que você pode aproveitar do arroz que preparar para sua refeição de Páscoa);
  • Uma gema de ovo (use a clara para bater em neve em uma receita que pode estar na sua receita… já comeu claras mexidas?);
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • ½ xícara de chá de farinha de rosca;
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo.

Modo de preparo:

Em uma tigela adicione o peixe e o sal, deixando reservado por cerca de uma hora. Depois, adicione água em uma panela e coloque o peixe para cozinhar até a água evaporar.

Já em outra tigela, adicione o peixe e o arroz e amasse com a ajuda de garfo ou mãos até obter uma pasta. Coloque gema, óleo, sal e a farinha de trigo e continue incorporando. Quando finalizar, faça bolinhos com as mãos e passe pela farinha de rosca antes de levar para fritar.

Aqueça óleo quente em uma panela e coloque os bolinhos para dourar.

 

Nhoque verde:

Sobraram cascas dos legumes após o preparo de uma receita? Faça um nhoque com eles para servir como prato principal do jantar pós Páscoa.

Ingredientes:

  • 300g de cascas de legumes picadas;
  • 1 Xícara de chá de leite;
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 cebola picada em pequenos pedaços;
  • Sal, salsa e orégano a gosto.

Modo de preparo:

Higienize bem as cascas de legumes e, com a ajuda de um liquidificador, bata bem os temperos e azeite. Adicione em seguida o leite e a farinha, batendo até conseguir uma massa consistente. Tire o conteúdo do liquidificador e continue a sova em uma tigela a parte, mexendo bem até que a massa comece a desgrudar das mãos e do recipiente.

Ainda com as mãos modele os nhoques e coloque para cozinhar em uma panela com água e sal. Quando começar a boiar, retire da água e coloque em uma tábua para assar. Leve ao forno para dourar. Sirva com o molho de sua preferência ou com um pouco de azeite ou manteiga e sálvia.

E então? O que você achou das receitas? Celebrar a Páscoa também pode ser uma data muito positiva para entender o que você pode fazer para ajudar o mundo e, assim otimizar os resíduos que seriam descartados mesmo tendo utilidades.

Tenha uma refeição muito saudável, gostosa e econômica nesta Páscoa com a sua família!

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany