Blog

Ar-condicionado: garanta mais conforto com a manutenção preventiva!

manutenção preventiva
manutenção preventiva

Com as altas temperaturas em todo o país, contar com o conforto do ar-condicionado faz muita diferença na rotina de trabalho, deixando o ambiente mais agradável e com qualidade de vida. Para o bom funcionamento dos aparelhos e garantia da saúde dos colaboradores, é importante manter a rotina de limpeza e manutenção preventiva.

O assunto é tão sério que a Lei 13.589/2018 foi sancionada no ano passado justamente para obrigar que edifícios privados e públicos façam a manutenção de seus sistemas de ar condicionado no tempo indicado e não coloquem a saúde dos frequentadores em risco.

Confira algumas indicações para não colocar a saúde em risco neste verão:

– A limpeza adequada e a manutenção preventiva devem ser realizadas periodicamente, de acordo com as instruções de cada aparelho ou quantidade de pessoas que frequentam o ambiente, com a limpeza quinzenal do filtro e a manutenção completa do equipamento a cada seis meses. Centros comerciais, escritórios ou escolas, que contam com muitas pessoas diferentes circulando, precisam de uma manutenção mais frequente para garantir a eficiência.

– Sem a limpeza indicada, o filtro do ar-condicionado pode acumular poeira, poluição, bactérias e fungos, colocando em risco a saúde dos colaboradores, com sintomas persistentes de tosse, alergias, olhos irritados, resfriados e doenças respiratórias. Caso perceba que mais colegas estão com esses sintomas, alerte a equipe responsável.

– Por retirar parte da umidade do ar, é importante focar na hidratação e tentar alternar períodos sem ar-condicionado. Assim, se trabalhou o dia todo com temperatura mais baixa, de noite não abuse.

– Chega de dúvidas: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indica que o ar-condicionado deve ser mantido entre 23°C a 26ºC, para não causar a sensação de choque térmico entre ambientes, uma temperatura que o corpo não responda com transpiração, nem calafrios.

– Além das vantagens para a saúde, o ar-condicionado limpo também reduz os custos com energia: sujo, o ar-condicionado tem sua capacidade reduzida.

A manutenção preventiva também evita falhas técnicas, aumentando a vida útil dos sistemas.  Por isso, para aproveitar todo o conforto do ar-condicionado, sem colocar a saúde em risco e estar dentro da lei, é importante ficar atento para o prazo de limpeza dos filtros e, periodicamente, contar com a manutenção preventiva de um profissional especializado.

Sodexo: Manutenção de sistemas de ar condicionado

Com soluções integradas, que visam incluir mais qualidade de vida de maneira completa, a Sodexo Serviços oferece equipes especializadas na manutenção de ar-condicionados, aumentando a vida útil dos sistemas e proporcionando uma redução de custos, além da preocupação constante com a qualidade do ar. Com a vantagem de contar com um único parceiro estratégico, a Sodexo Serviço conta com diferentes soluções integradas de facilities que deixarão o dia a dia em indústrias, hospitais, escolas e centros comerciais ainda mais confortáveis e saudáveis!

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany