Blog

Diversidade cultural: parte do DNA Sodexo

Diversidade cultural

Criado em 2002 pela ONU, o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento acontece neste 21 de Maio. Em sua Declaração Universal Sobre a Diversidade Cultural, a UNESCO garante que a diversidade cultural é um patrimônio comum da humanidade. Podemos entender como diversidade cultural todos os costumes de uma determinada sociedade que vão desde alimentação, vestimentas, tradições, folclore, representações religiosas etc.

Para nós, a diversidade vai além do discurso. É uma forma de pensar e de agir que estão enraizadas na nossa cultura. Com mais de 40 anos no mercado brasileiro, foi possível experienciar os benefícios de trazer a diversidade cultural para o nosso dia a dia e para o das empresas que contratam os nossos serviços. A grande melhoria que percebemos foi: equipes mais engajadas e que se sentem parte importante da empresa.

Somos referência internacional em Diversidade. Em 2018 estivemos no ranking publicado pela DiversityInc como uma das TOP 50 empresas que mais trabalha com diversidade no mundo.

No Brasil, um país com dimensões continentais, cada região tem suas particularidades e trazer essa riqueza da diversidade nacional para as empresas é um desafio que encaramos diariamente com seriedade e comprometimento.

 

Região Norte

A região Norte, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, é a maior de todo o Brasil e cobre cerca de 45,25% do nosso território. Com uma diversidade riquíssima, tanto cultural quanto ambiental, o Norte tem forte influência da cultura indígena proveniente da vasta gama de tribos e aldeias lá localizadas.

Região Nordeste

Com forte influência da cultura afro-brasileira, a região nordeste tem o maior número de estados: Alagoas, Bahia, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. 60% deles estão localizados na parte litorânea e ainda preservam estruturas coloniais, atraindo milhões de turistas todos os anos.

Região Centro-Oeste

Formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, a cultura da região Centro-Oeste é muito diversificada e tem influências dos indígenas, paulistas, mineiros, gaúchos, bolivianos e paraguaios.

Região Sudeste

Composta pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, a região Sudeste é tida como a mais rica economicamente e com a maior densidade demográfica do país.  Sofreu influências, desde seu período de colonização, do povo europeu, africano e indígena.

Região Sul

A região Sul é marcada por eventos culturais como: a Oktoberfest e a Festa da Uva. Eles estão fortemente ligados aos imigrantes europeus, principalmente italianos e alemães, que lá se instalaram. O clima mais frio dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul favoreceram a instalação desses grupos e, por isso, sua arquitetura se assemelha tanto aos dos países europeus.

Refugiados

Somos apoiadores do Projeto Empoderando Refugiadas, ação do Grupo Temático de Direitos Humanos da Rede Brasil do Pacto Global da ONU.  Hoje, são mais de 120 colaboradores estrangeiros, deles, 92 refugiados de países como Angola, Congo, Haiti, Venezuela, Senegal e Paquistão, além de 25 imigrantes.


Para nós, da Sodexo, é importante que todos os colaboradores se sintam acolhidos e saibam que são únicos, independente de sua idade, educação, classe socioeconômica, raça, etnia, deficiência, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, nacionalidade, língua, religião e habilidades físicas e mentais.

 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany