Dia Mundial do Meio Ambiente: inclua mais sustentabilidade no seu dia a dia!

05 de Junho de 2018

 

Você sabia que no dia 05 de junho é celebrado o dia Mundial do Meio Ambiente?


Instituído pela ONU em 1972, a data visa incentivar a discussão e ações de preservação do meio ambiente. Em 2018, as celebrações da data serão sediadas na Índia, com principal foco de debate na poluição plástica, com o alerta para a redução da produção e consumo excessivo de embalagens plásticas e descartáveis.


No Brasil, a semana do Meio ambiente foi instituída em 1981. Atividades em comemoração à data são comuns nesse período, como debates que reforçam a necessidade de proteção dos nossos ecossistemas. Apesar das dificuldades, 2017 registrou a redução de 16% do desmatamento na Amazônia Legal, de acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A constante vigilância para proteção das matas e recursos brasileiros, porém, continua sendo um desafio.  


O comprometimento com a preservação do meio ambiente, porém, não deve ser exclusividade dos governantes ou ONGs. No dia a dia, muitos dos nossos hábitos podem parecer pequenos, mas quando repetidos e realizados por milhares de pessoas podem representar grandes mudanças.


Vamos conferir algumas dicas para ajudar a proteger o meio ambiente no nosso dia a dia e já começar a adotar algumas mudanças na nossa rotina?


  • Não desperdiçar comida: a preocupação com os alimentos deve começar na escolha dos itens, comprando e preparando itens que não sobrem ou precisem ser jogados fora. Com esse objetivo, dentro de casa, prefira itens que estejam mais próximos do vencimento, evitando que eles estraguem e sejam descartados sem uso.

  • Usar menos o carro: em alguns dias ou situações é quase impossível não depender dos carros, mas, quando possível, que tal usar transportes alternativos, caronas ou aplicativos de mobilidade? Se possível, que tal tentar ir de bicicleta ou andando para um destino mais próximo de casa? Assim, além de economizar, você também se exercita.

  • Luzes, eletrodomésticos: quantas vezes deixamos luzes acesas sem ninguém no ambiente ou eletrodomésticos na tomada só por força do hábito? Com o controle do uso da eletricidade no dia a dia, você economiza e ainda ajuda o planeta cada vez que desliga a luz.  

  • Consumo consciente: uma das grandes mudanças que você pode adotar e que consequentemente vai ajudar a reduzir a produção de embalagens de plástico é evitar as compras por impulsos. Sempre que for comprar algo novo, de uma roupa a um cosmético, pense se ele é realmente necessário.

  • Compartilhar boas iniciativas: descobriu uma ONG de doação de animais, uma nova prática mais sustentável, produtores locais ou uma marca que trabalha com princípios da sustentabilidade? Que tal ajudar a compartilhar com seus amigos e conhecidos?

Você pode também colocar em seu dia a dia outras iniciativas que com certeza vão contribuir para um amanhã mais sustentável, como realizar coleta seletiva, o reuso da água (usando a água da lavagem das roupas em outros ambientes), evitar o uso de canudos de plástico.  Quantos mais pessoas envolvidas mais fácil será para deixarmos o futuro ainda mais verde e protegido.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany