Apoio ao empoderamento marca o Dia Internacional da Mulher na Sodexo!

07 de Março de 2017



O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, vai muito além dos mimos e celebrações, já que essa data também marca mundialmente os debates de inclusão e avanços alcançados nas últimas décadas e as conquistas que ainda precisamos garantir! Essa é uma discussão que ultrapassa fronteiras, faixa etária ou cultura, já que aborda um futuro mais igualitário e inclusivo para as mulheres do mundo todo.


As mulheres da Sodexo - compromisso com a diversidade!


Na Sodexo, a diversidade do ambiente de trabalho é um objetivo, assim, estimula-se práticas que eliminem qualquer tipo de preconceito ou discriminação, seja por gênero, idade ou orientação sexual. Como resultado, na Sodexo Brasil, as mulheres já representam 70% do quadro de colaboradores, com 90% dos gerentes de unidade! O Grupo Sodexo também conta com uma figura feminina de destaque com Sophie Bellon na presidência do Conselho do Grupo.  



Dessa maneira, anualmente, o Dia Internacional da Mulher na Sodexo vai muito além de uma data de celebração. E, nesse ano, temos ações de empoderamento e liderança feminina, como a assinatura da participação da Sodexo Brasil nos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs - Women's Empowerment Principles) da ONU, além do lançamento do grupo de liderança feminina, que tem a missão de proporcionar o desenvolvimento e crescimento profissional das mulheres em todos os segmentos da empresa, com reuniões periódicas para acompanhar as ações e resultados.


"Apoiamos esta causa, pois a Sodexo acredita que a diversidade torna a empresa mais forte, inovadora e próxima de seus consumidores. Estamos totalmente envolvidos com esse projeto por meio de parcerias, programas e ações de conscientização", comentou Andreia Dutra, diretora de RH da Sodexo On-site. "A criação do grupo vem para ampliar esse trabalho", completou.


Ações como essas começam a pavimentar uma realidade mais igualitária, para que um futuro em que mulheres tenham seus direitos e carreiras respeitadas em todas as posições e áreas de trabalho não seja só uma utopia.


Dia Internacional da Mulher - data é marcada pela conquista de direitos!


Hoje mais associado a campanhas comerciais, o Dia Internacional da Mulher foi determinado pela ONU em 1975 durante o Ano Internacional da Mulher e é inspirado nas manifestações que trabalhadoras faziam por melhores condições de trabalho entre 1857 e 1908, culminando no incêndio em uma fábrica de tecidos nova-iorquina em 1911 que matou cerca de 145 trabalhadores, resultado das más condições e repressões, se tornando um marco na busca por direitos assegurados.


Hoje, apesar de muitos avanços nas últimas décadas, com a conquista do mercado de trabalho pelas mulheres, ainda temos pontos para avançar: há áreas e profissões em que as mulheres têm dificuldade de ascender pelo preconceito ou não recebem salários equivalente aos colegas homens.


O panorama é indicado pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que coletou dados de 2005 a 2015 e mostrou que as mulheres continuam fazendo jornada dupla de trabalho, muitas vezes responsáveis também por grande parte das demandas domésticas e familiares. Mesmo trabalhando mais horas, elas ainda recebem 68% da remuneração dos colegas homens nas mesmas funções.


Dessa forma, além de celebrar as conquistas alcançadas, esse Dia Internacional da Mulher também deve ser um momento de reflexão para um futuro de mais igualdade, independente de gênero!


Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany