Blog

Dia do Idoso na Sodexo: empregabilidade garantida para quem tem muita experiência

Dia do Idoso

Que Diversidade e Inclusão fazem parte do DNA da Sodexo não é mais novidade para ninguém. Mas você sabia que um dos nossos principais pilares é relacionado a gerações? Neste Dia do Idoso conheça um pouco mais sobre nossa cultura inclusiva e alguns de nossos colaboradores da melhor idade. 

Atualmente estamos vivenciando um período de envelhecimento mundial. À medida em que as taxas de fertilidade vão caindo, a população idosa está crescendo a uma taxa de 3% ao ano, velocidade superior aos grupos etários mais jovens. 

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que o número de pessoas idosas está projetado para aumentar para 1,4 bilhão em 2030 e 2,1 bilhões em 2050. Em 2100, esse número pode chegar a casa dos 3,1 bilhões. Já no Brasil, estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que, até 2060, os idosos representarão cerca de 25% da nossa população. Por isso, uma de nossas principais preocupações é a empregabilidade dessa demanda crescente de pessoas.

Na Sodexo, todos os nossos colaboradores são tratados como indivíduos únicos, independente de sua educação, classe socioeconômica, raça, etnia, deficiência, gênero, orientação sexual e identidade de gênero, nacionalidade, língua, religião, habilidades físicas e mentais, e sobretudo, independentemente da sua idade. Atualmente, contamos com mais de 1.900  colaboradores com 60 anos ou mais, trabalhando em diversas unidades pelo país. 

“Eles contribuem com conhecimento, maturidade e equilíbrio emocional, contribuindo com as equipes a partir das suas experiências, o que é gratificante, pois todos aprendemos. As pessoas mais velhas têm muito conhecimento para compartilhar. São pessoa que podem contribuir muito e precisam se sentir ativos”, afirma Lilian Rauld, Coordenadora de Diversidade e Inclusão da Sodexo On-Site neste Dia do Idoso.

Inspiração no Dia do Idoso: nossos colaboradores dão show de disposição

Dia do Idoso 2

Paulina Maria, 82 anos.

Nossa colaboradora mais velha trabalha há 11 anos como Oficial de Limpeza na unidade PUC-RJ. Ela conta que é muito bem acolhida pelos colegas:

“trabalho ainda para complementar minha renda, mas também porque não gosto de ficar em casa, posso adoecer. Além disso, a Sodexo é uma empresa boa, meus colegas são muito queridos e me ajudam a resolver meus problemas.”

Dia do Idoso 3

Lindolfo Maciel, 77 anos.

É Operador de Roçadeira há um ano e sete meses na unidade Klabin de Telêmaco Borba (PR). Ele conta que, mesmo aposentado há 26 anos, trabalha porque gosta muito do que faz:

“Eu faço manutenção dos canteiros, plantio de flores e capina. Eu gosto muito de tudo nessa empresa, das pessoas, do meu trabalho. Trabalhar é muito bom.”Dia do Idoso 4

Sirlei Campos, 72 anos

Há 20 anos ela é nossa Oficial de Cozinha na unidade Embraer Faria Lima. Ela conta:

“Gosto muito de trabalhar na Sodexo, pois me sinto útil e feliz. Além de não ficar em casa com a mente vazia, tenho uma renda extra que ajuda em minhas despesas. Tenho muita consideração e respeito pelos meus serviços.”

Dia do Idoso 5

Elizabeth Miranda Moreti, 72 anos

Ela já trabalhava há 35 anos no Hospital de Clínicas Mário Lioni (Rio de Janeiro), mas recentemente passou a integrar o quadro de colaboradores da Sodexo na unidade.

“O trabalho me proporciona prazer e me faz sentir útil na sociedade. Há seis meses faço parte do time Sodexo e isso me faz sentir muito orgulho.”

Dia do Idoso 6

Benedita Mariano, 70 anos

Há cinco anos, trabalha como Oficial de Serviço Gerais na unidade Editora Moderna. Ela conta por que ainda trabalha: 

“Prefiro ir trabalhar do que ficar em casa, não gosto. Me sinto bem trabalhando.”

 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany