Blog

Desperdício de alimentos: um desafio a ser superado

desperdício de alimentos

O desperdício de alimentos é uma das principais preocupações globais. Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que cerca de 30% do total de alimentos produzidos são perdidos, resultando em 1,3 bilhão de toneladas desperdiçadas.

Se fosse um país, o desperdício de alimentos seria o terceiro maior em emissão de gás carbônico na atmosfera. Além de agravar a situação de 824 milhões de pessoas que passam fome no mundo, só no Brasil são cerca de 10 milhões de pessoas, os resíduos dos alimentos desperdiçados são altamente poluentes.

Nos países de primeiro mundo, a maior parte da geração de resíduos é proveniente de consumidores que compram muito mais do que necessitam e acabam jogando no lixo aquilo que não consomem. Já nos países em desenvolvimento, a causa vem da agricultura ineficiente e instalações de armazenamento inadequadas.

Agir e pensar de forma sustentável sempre fez parte do jeito Sodexo Serviços de ser. Foi assim que nasceu o Better Tomorrow 2025. Desenvolvido em conformidade com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e visando melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e de toda a comunidade que a empresa se relaciona, o guia formaliza compromissos e metas da companhia a serem atingidos até 2025, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades, regiões e países onde opera.

WasteWatch: programa da Sodexo contra o desperdício de alimentos

 

O projeto WasteWatch, lançado pela Sodexo Global, tem uma meta clara: reduzir em 50% o desperdício de alimentos em suas operações. No programa, as equipes Sodexo podem mapear dados rapidamente e descobrir a origem do desperdício de seus alimentos, fornecendo insights claro sobre o que está sendo desperdiçado e por quê. Dessa forma, podem implementar mudanças operacionais e comportamentais direcionadas para reduzir ao máximo o desperdício de alimentos, seja ele gerado na cozinha ou diretamente com o consumidor.

O programa WasteWatch já está em piloto em diversas regiões do mundo, mas ainda não há previsão de implementação no Brasil. Enquanto isso, nossa área de Food Intelligence planeja cardápios baseados no consumo das unidades prevendo o mínimo de desperdício possível. Possuímos ferramentas internas de controle de excedente de produção para revisão dos processos da produção das refeições e temos por prática a elaboração de receitas sustentáveis em nossos restaurantes, que utilizam insumos locais e alimentos sazonais com aproveitamento completo dos alimentos, utilizando cascas, sementes e talos de frutas, verduras e legumes. Outra iniciativa que está em expansão no Brasil é a expansão do uso de composteiras para fazer a gestão do resíduo orgânico excedente de nossas operações. O objetivo é diminuir o volume do lixo gerado e o reutilizar na produção de adubo.

 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany