Blog

Aproveite o melhor do verão sem abrir mão da saúde!

A estação das férias, calor, festas, praia, carnaval. não faltam motivos que fazem do verão uma das estações preferidas de muitos brasileiros. Para aproveitar o melhor desse período, já que o verão vai até dia 20 de março, é importante não abrir mão da saúde e incluir alguns cuidados na rotina!

Hidratação.

Com o calor dessa época, é normal que o corpo transpire mais, o que aumenta a necessidade de hidratação. Especialmente para quem pratica atividades físicas ou está exposto ao Sol, a recomendação é não esperar ficar com sede para manter a garrafinha de água por perto. Apesar de parecerem refrescantes, os drinks e bebidas alcoólicas têm efeito diurético e podem provocar a desidratação, portanto, evite o consumo excessivo principalmente nos dias mais quentes.

Proteção solar.

Muitos querem terminar a estação com o bronzeado em dia, mas é recomendado tomar alguns cuidados para não prejudicar a pele: a indicação é evitar o Sol entre às 11h e 15h, sempre que possível.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), o protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição solar, mesmo em dias nublados e reaplicado após entrar na água e a cada duas horas. Complete a proteção com bonés, óculos de sol e tecidos leves Atividades físicas. É comum aproveitar o verão para começar ou retomar as atividades físicas ao ar livre. Porém, é necessário evitar atividades nos períodos mais quentes (entre às 11h e 15h) e dar preferência para os exercícios no começo ou fim do dia. Atenção também na escolha das roupas, que deverão permitir uma boa movimentação e não reter a transpiração.

Alimentação.

Os dias mais quentes pedem um cuidado redobrado com o preparo e consumo dos alimentos. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) indica que nessa estação as frutas, sucos naturais e saladas frescas devem fazer parte do cardápio diário, evitando o consumo de frituras, alimentos gordurosos ou com molho. A CFN (Conselho Federal de Nutricionistas) indica também cautela ao comprar alimentos de vendedores ambulantes, verificando sempre o armazenamento dos itens.

Insetos e pernilongos.

O verão e a época de chuvas também aumentam a incidência de pernilongos, inclusive o Aedes aegypti, responsável pelas epidemias de dengue nesse período.

Por isso, além dos cuidados com a manutenção dos ambientes domésticos, sem deixar água parada ou matéria orgânica acumulada, vale aplicar também o repelente diretamente na pele seguindo as instruções dos rótulos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany