Blog

Copa dos Refugiados: um verdadeiro show de integração Social

Copa dos Refugiados

Já ouviu falar sobre a Copa dos Refugiados? Muito mais do que um torneiro de futebol, a Copa dos Refugiados é um dos maiores projetos de integração esportiva que envolve refugiados e imigrantes no Brasil. O evento busca mostrar diferentes realidades, quebrar preconceitos, discriminações, e, acima de tudo, combater a xenofobia no país.

Celebrando a confraternização entre diversos povos e culturas, a etapa de Porto Alegre foi finalizada no dia 18 de agosto e contou com 200 participantes entre refugiados e imigrantes representando Angola, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Nigéria, Palestina, Peru, Senegal e Venezuela. A equipe do Líbano venceu a etapa de Porto Alegre e, disputará a chamada Copa do Brasil de Refugiados e Imigrantes, no Rio de Janeiro, com vencedores das rodadas regionais de Curitiba, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro que ainda estão ocorrendo.

A Copa dos Refugiados e Imigrantes é organizada pela ONG África do Coração e conta com o apoio nacional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), GDF – Governo de Distrito Federal, IMDH, Caritas Brasileira e claro, da Sodexo. 

Para nós, um evento tão importante como a Copa dos Refugiados não poderia passar despercebido. Na Sodexo, Diversidade e Inclusão não estão apenas no discurso, mas em nosso DNA.

Por exemplo, em nosso compromisso com a Diversidade e a Inclusão, nos concentramos em cinco áreas: gênero, gerações, PCDs, orientação sexual e identidade de gênero e por fim, cultura e origens, onde participamos de diversas ações, como é o caso do Projeto Empoderando Refugiadas, ação do Grupo Temático de Direitos Humanos da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. 

Hoje contamos com mais de 120 colaboradores de outros países, sendo 92 deles refugiados de lugares como Venezuela, Angola, Congo, Haiti, Senegal e Paquistão. E, alguns deles estão presentes na Copa dos Refugiados.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany