Blog

Como autoestima e autoconfiança podem melhorar sua qualidade de vida

Quando falamos em qualidade de vida, uma série de condições devem ser consideradas. Além de questões como saúde, educação e saneamento, nosso bem-estar também depende do nosso estado espiritual, físico, psicológico e emocional. E para que tenhamos mais qualidade de vida, é preciso dar igual importância às questões externas e internas que nos afetam.

Dando ênfase aos aspectos psicológicos e emocionais, autoestima e autoconfiança são temas de muitas palestras, livros e workshops de desenvolvimento pessoal. Mas como efetivamente ter uma boa autoestima e autoconfiança pode impactar em nosso bem-estar ?

Autoestima

Quando nossa autoestima está boa, sentimos verdadeiro apreço por nós mesmos. Valorizamos nossa maneira de viver, pensar, trabalhar ou agir, sem necessitar de aprovação externa. Quando nutrimos essa autopercepção de forma positiva, que alimenta nossa autoestima, acabamos impedindo que nosso valor seja abalado pelo conceito que outras pessoas fazem de nós.

Ao colocar nossos valores acima dos julgamentos alheios, passamos a viver melhor e damos mais importância aos nossos aspectos internos. Trata-se de um trabalho constante de autoconhecimento, que afeta diretamente nossa confiança em nós mesmos.

Autoconfiança

Além da autoestima, autoconfiança também é fundamental para nossa qualidade de vida. Quando confiamos em nós mesmos e em nossos valores, temos coragem suficiente para tomar decisões que nos permitem viver melhor. Uma pessoa autoconfiante, por exemplo, tem coragem para se colocar em situações desconhecidas e assumir riscos. Seja na vida pessoal ou profissional, ao inovar seus modos de pensar ou agir, o autoconfiante se coloca em situações que podem trazer crescimento, sem se importar com o julgamento de outras pessoas caso ela falhe.

Pense em um inventor quando tem uma grande ideia. Por exemplo: se Graham Bell tivesse pensado que seus amigos fariam piada de sua tentativa improvável, talvez ele não tentasse fazer com que duas pessoas distantes conversassem através de um fio, e não teríamos o telefone!

Confiar em si mesmo é um exercício constante de autoconhecimento e de aceitar que você – nem ninguém – é perfeito. Para ter mais qualidade de vida, confie sempre em si mesmo e lembre-se que ninguém é perfeito, todo mundo tem um hábito, ideia ou um valor que acredita que possa ser vista como constrangedora ou engraçada pelas outras pessoas.

Quando pensar em se colocar em uma situação fora de sua zona de conforto, aceite que o máximo que pode acontecer é sua tentativa dar errado. Mas e se você desistir, pode deixar de realizar algo incrível.

Mais qualidade de vida

Ainda que autoestima e autoconfiança tenham uma ligação muito forte com a maneira comofomos criados e com as condições emocionais que temos sustentado durante a vida, é importante reconhecer seu desenvolvimento. Podemos não ter acreditado e confiado em nós mesmos até aqui, mas podemos começar a trilhar esse caminho para viver melhor agora!

Aceitar e entender nossos pontos fortes e fracos nos permite desenvolver mais nossas qualidades e buscar um aperfeiçoamento pessoal constante. A autoestima e a autoconfiança que buscamos fortalecer impactam diretamente em nossa vida. Elas nos permitem viver de forma mais leve, aproveitar oportunidades, assumir riscos e corajosamente buscar uma vida cada vez mais feliz.

Nós da Sodexo nos empenhamos em desenvolver esses aspectos em nossos colaboradores, pois acreditamos que, assim, com autoconhecimento e autoconfiança, eles possam se tornar pessoas e profissionais mais realizados, que colaboram para construir vidas, empresas e um mundo com mais qualidade de vida por meio de seus talentos e aptidões.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany