Blog

Como a Sodexo insere a 4ª Revolução Industrial em seu dia a dia?

4ª Revolução Industrial

A tecnologia está em constante mudança e, isso proporcionou uma rotina bem diferente do que estávamos acostumados. Basta lembrar que há 10 anos os smartphones, por exemplo, recebiam seus primeiros aplicativos. Hoje, possuem diversas funções como: transações bancárias e agendamentos de viagens.

Como resultado destas mudanças, as empresas também se encontram em busca de novos processos e tecnologias estarem na vida das pessoas, resolvendo questões de forma automatizada, ágil e com custo bem menor.

Mais conhecida como quarta revolução industrial, a Indústria 4.0 propõe uma maior integração entre máquinas e humanos, utilizando os avanços da internet para sanar problemas e avançar processos que antes eram extremamente burocráticos, com cinco princípios básicos:  

  • Virtualização: simular processos industriais, evitando falhas e proporcionando acompanhamento de dados em tempo real.
  • Operação em tempo real: decisões muito mais assertivas proveniente de dados fornecidos em tempo real, com análises imediatas.
  • Descentralização: ações tomadas de qualquer ponto com acesso à rede, sem necessidade de interação humana.
  • Orientação a serviços: oferecimento de serviços através da computação em nuvem.
  • Modularidade: otimizar a produção e economia de energia, produzindo apenas o que a demanda necessita.

Alguns exemplos das tecnologias da quarta revolução industrial são os assistentes virtuais, chatbots, realidade virtual ou os pagamentos realizados através da proximidade de celulares e relógios, que se tornam cada vez mais comuns e demonstrando que as máquinas inseridas em nossa rotina são um padrão e não mais uma novidade.

Sodexo e as soluções 4.0 para sua empresa!

Sempre atenta às novidades tecnológicas e às necessidades dos consumidores desse novo contexto integrado, a Sodexo procura adotar novos processos e equipamentos para atender as demandas com cada vez mais segurança, agilidade e qualidade.

Seguindo a tendência em sempre coletar e analisar dados por meio de máquinas, a Sodexo On-site utiliza drones para inspeção de telhados, calhas para-raios, antenas de telecomunicações… além da agilidade no processo, o uso da tecnologia permite acesso em áreas difíceis, com mais segurança aos colaboradores, facilitando diretamente a rotina de toda a equipe. Em comparação, a análise com drone é 7 vezes mais produtiva que o modelo tradicional, que além de ser um processo demorado, exige cumprir uma série de procedimentos de segurança e mobiliza uma equipe de profissionais.

O Restaurante 4.0 é outra inovação da Sodexo que acompanha os avanços da quarta revolução industrial. Com foco no consumidor, esse modelo de restaurante permite a interação em tempo real por meio de experiências digitais e automatizadas, que ultrapassam a barreira física do restaurante e tornam o dia a dia mais ágil. Como destaque desse modelo, entre várias ações de inovações, há um aplicativo desenvolvido para os consumidores, onde eles podem conferir diretamente o cardápio semanal, agenda de eventos, fazer reservas e pedidos de pratos, pagamentos adiantados e até conferir o nível de ocupação dos restaurantes.

Além dos exemplos citados, o grupo Sodexo também procura investir em startups que promovam mais inovações e soluções digitais que possam ser integradas nos serviços, aprimorando e agilizando ainda mais nossos processos de trabalho, sem perder a qualidade em cada ação realizada.

 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany