Blog

Como a Indústria 4.0 impacta na forma de trabalhar?

Indústria 4.0

Nos últimos anos, o país vem amadurecendo quando falamos em tecnologia e, devido a essa evolução, muitos setores acabam encontrando alternativas para mudar também. Segundo relatório feito pelo Sebrae, se houver um bom aproveitamento de tecnologias, vários setores conseguirão quadruplicar sua produtividade até 2030. Mas, o que isso significa? Que a Indústria 4.0 deve permear o jeito de se trabalhar.

A internet 4.0 (conhecida como internet das coisas) é um conceito que engloba tecnologia e automação, sendo estes aplicados à melhoria de processos levando produtividade, assertividade, bons resultados e qualidade de vida à colaboradores e consumidores finais. Por exemplo, a indústria 4.0 consegue auxiliar funcionários a terem seus trabalhos mais assertivos com a ajuda de máquinas que realizam determinadas funções de forma mais complexa, gerando dados e análises para melhorias futuras.

Mas como a indústria 4.0 vai impactar no trabalho? 

Esse conceito irá impactar nos métodos de produção e, consequentemente no conhecimento e capacidade dos colaboradores. Com a evolução constante da tecnologia, as pessoas irão, cada vez mais, buscar por conhecimentos técnicos que lhes ajudem a trabalhar de forma mais estratégica.

Além disso, com toda a tecnologia no celular e/ou tablets, colaboradores poderão ter acesso a informações de determinados processos, rotinas de pacientes, alinhamento de demandas diárias e muito mais, podendo inclusive mudar atividades de uma equipe inteira, mesmo estando distante do local de trabalho.

Com um ambiente digitalizado, mesmo sendo ele uma empresa, uma escola, um hospital ou indústria, é necessário que as capacitações das pessoas sofram mudanças e, com isso novas expertises e cargos surjam.

E, como a Sodexo está inserida na época chamada 4.0? 

Sempre atenta às novidades tecnológicas e às necessidades dos consumidores desse novo contexto, a Sodexo procura adotar novos processos e equipamentos, e treinar suas equipes, para atender as demandas com cada vez mais segurança, agilidade e qualidade.

Seguindo a tendência em sempre coletar e analisar dados por meio de máquinas, a Sodexo On-site utiliza drones para inspeção de telhados, calhas para-raios, antenas de telecomunicações e mais. Além da agilidade no processo, o uso da tecnologia permite acesso em áreas difíceis, com mais segurança aos colaboradores, facilitando diretamente a rotina de toda a equipe.

O Restaurante 4.0 é outra inovação da Sodexo que acompanha os avanços da quarta revolução industrial. Com foco no consumidor, esse modelo de restaurante permite a interação em tempo real por meio de experiências digitais e automatizadas, que ultrapassam a barreira física do restaurante e tornam o dia a dia mais ágil.

Além dos exemplos citados, o grupo Sodexo também procura investir em startups que promovam mais inovações e soluções digitais que possam ser integradas nos serviços, aprimorando e agilizando ainda mais nossos processos de trabalho, sem perder a qualidade em cada ação realizada.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany