Blog

Cidades sem fome: Sodexo apoia projeto de hortas urbanas sustentáveis

Cidades sem fome
Cidades sem fome

São Paulo possui hoje mais de onze milhões de habitantes, grande número de espaços inutilizados e diferentes grupos vulneráveis. O cenário que alguns veriam com desesperança, no entanto, é adubo para que algumas pessoas floresçam grandes ideias. Esse é o caso do alemão Hans Dieter Temp. Há alguns anos, o empreendedor criou a ONG Cidades Sem Fome, que constrói hortas sustentáveis em terrenos sem uso na periferia de algumas cidades. O objetivo, além de ocupar os espaços das cidades, é produzir alimentos saudáveis para as populações locais e gerar empregos para pessoas dessas comunidades.

Para manter as 25 hortas do projeto, que beneficiam diretamente 115 pessoas, a Cidades Sem Fome conta com o esforço diário de seus colaboradores e também com o apoio de algumas organizações públicas e privadas, que participam das mais diversas maneiras, doando terrenos, auxiliando em questões administrativas ou mesmo comprando a produção. Uma dessas empresas, orgulhosamente, é a Sodexo.

“A Sodexo tem uma robusta estratégia de responsabilidade corporativa, que está alinhada aos  17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Por esta razão, parcerias como essa são sempre estimuladas em nossa empresa. A Cidades Sem Fome é uma iniciativa  com forte impacto social nas comunidades. Tem gerado empregos, renda e garantido mais qualidade de vida – principalmente por meio da alimentação. Como a produção é orgânica, garante mais saúde a todos os consumidores dos alimentos cultivados”, explica Mônica Lopez Soto, Líder de Responsabilidade Corporativa da Sodexo Serviços.

A parceria entre a Sodexo e a Cidades sem Fome, além estimular a produção de produtos orgânicos, também está alinhada a um dos principais objetivos de sustentabilidade da empresa: a inclusão e desenvolvimento de pequenos e médios produtores locais. Neste momento, toda a produção de alface das hortas localizadas na região da grande  São Paulo é comprada pela Sodexo, e atende os cerca de 480 restaurantes corporativos da empresa na região.

Para que essa parceria fosse efetivada com tanto sucesso, muitos de nossos colaboradores se mobilizaram e contaram com o apoio incondicional da área de compras da Sodexo, que além de viabilizar a parceria é também responsável por adquirir os produtos das hortas. Carolina Galdino, coordenadora de Compras, orgulha-se dessa experiência que, iniciada no fim do ano passado, agora colhe seus frutos (verduras, no caso!): “A Sodexo sempre busca parcerias com organizações que priorizam seu desenvolvimento. Para que tudo fosse completamente alinhado com a Cidades Sem Fome, demos todo o suporte para que a ONG pudesse atuar como fornecedor homologado.  Como todos os nossos fornecedores, agora ela também corresponde aos melhores padrões de plantio e segurança. A cada novo ciclo de plantio e colheita, poderemos fornecer o melhor aos nossos clientes, e ainda apoiar essa organização. Mais uma vez, a Sodexo alinha sua responsabilidade corporativa à qualidade dos produtos”.

BT 2025

A Sodexo possui um Guia de Responsabilidade Corporativa, o Better Tomorrow 2025, que formaliza os compromissos e metas da companhia a serem atingidos até 2025. Desenvolvido em conformidade com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e visando melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e de todos aqueles aos quais a empresa se relaciona, contribuindo para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades, regiões e países onde opera.

Conheça: https://sodexoservicos.com.br/novidades/BetterTomorrow25

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany