Blog

Carnaval: dicas da Sodexo pra curtir a folia com qualidade de vida

Carnaval Sodexo
Carnaval Sodexo

Aproveitar os feriados para dar uma pausa na rotina é extremamente necessário para você ter uma boa qualidade de vida. São nesses momentos em que podemos curtir por mais tempo a companhia dos amigos e familiares, descansar e ter mais momentos de lazer. Alguns feriados, no entanto, podem exigir um pouco de sua disposição e saúde, como o Carnaval.

Se você é adepto da folia e não quer ficar em casa nesse feriado prolongado, é importante estar atento a alguns hábitos do dia a dia. Pensando nisso, nós da Sodexo separamos para vocês algumas dicas importantes para curtir a folia do Carnaval da melhor forma possível!

Hidratação

Beber aproximadamente 2 litros de água por dia é o recomendado pelos médicos para que nosso corpo funcione bem. No entanto, a ingestão de água pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de sua massa corpórea, e também de acordo com as condições do ambiente. Em dias mais frios, por exemplo, nosso corpo necessita de menos água do que em dia extremamente quentes e secos. E, em pleno verão, esse será o caso no Carnaval, né?

Por isso, lembre-se de se hidratar ao longo da folia! Dessa forma, você manterá a disposição e bem-estar ao longo dos dias desse feriado.

Não perca horas de sono

Sabemos que a programação de Carnaval pode ser intensa: muitos bloquinhos, desfiles, convites para festas de amigos. Essa é a hora de aproveitar! No entanto, não esqueça de repor as horas de sono perdidas. Noites bem dormidas são essenciais para sua qualidade de vida: é durante o sono que nosso corpo se renova e nos reabastece de energia para as atividades do dia seguinte. Pule muito Carnaval, mas não pule noites de sono!

Alimente-se bem

Assim como se manter hidratado durante os dias de Carnaval é importante, estar bem alimentado também. Durante os desfiles ou bloquinhos, lembre-se de se alimentar, repondo as energias perdidas, e garantindo que seu corpo não sofra grandes alterações glicêmicas que podem causar quedas de pressão ou tonturas. E como o verão está no auge e as condições do ambiente já colaboram para que sua pressão sofra um pouquinho, coma alimentos frescos e leves. Que tal aproveitar os intervalos da folia para comer uma boa salada ou algumas frutas, acompanhadas de sucos ou chás gelados? Além disso, para lanches rápidos, vale colocar na bolsa algumas frutas secas, castanhas e barrinhas de cereal. É uma forma de garantir refeições rápidas e nutritivas!

Proteção solar

Como a maioria dos bloquinhos ou desfiles de Carnaval acontecem ao ar livre, sempre é bom lembrar: não se esqueça de usar protetor solar! Além de garantir a saúde da sua pele, prevenindo doenças causadas por intensa exposição ao sol, você também evita queimaduras e insolação, que poderiam tirar você da folia!

Cuidado com glitters

Por mais que seja um dos elementos mais característicos do Carnaval, o glitter é composto por minúsculos pedaços de plásticos. Além de serem extremamente prejudiciais para o meio ambiente, pois não tem um descarte apropriado e se tornam sedimentos não reciclados por aí, eles são prejudiciais para a saúde. Quando em contato diretamente com os olhos ou ingeridos, os glitters ou purpurinas podem causar intoxicações ou microlesões oculares. Por isso, procure usar glitters biodegradáveis em suas fantasias e maquiagens. Atualmente eles são encontrados facilmentes em lojas de artigos para festas.

Bolsas

Qualidade de vida também se relacionada diretamente com o bem-estar emocional e psicológico de cada pessoa. Por isso, tome cuidado para não estar em perigo, ficando ansioso ou inseguro, durante a folia! Lembre-se se levar seus pertences pessoais, como celular, documentos e dinheiro, em uma bolsa pequena (doleiras, por exemplo) ou pochete. Assim, além de manter seus pertences seguros, evitando roubos ou perdas, você também tem uma maneira ótima de compor seu visual de Carnaval.

Segurança acima de tudo!

Sabemos que o Carnaval é um momento de muita folia e descontração, mas nunca coloque sua vida, ou à de outras pessoas, em risco! Se beber, não dirija – e isso não significa que você não possa aproveitar. Se você é o motorista da rodada, explore drinks sem álcool, que podem ser tão deliciosos quanto as tradicionais batidas e caipirinhas. E se você quer mais opções: transportes coletivos ou compartilhados são as melhores opções para essa festa!

E falando em festa, nunca é demais lembrar: sexo só se for seguro! É preciso curtir com responsabilidade para curtir o ano inteiro.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany