Blog

Amizades no trabalho: celebre esse convívio diário!

Amizades no trabalho
Amizades no trabalho

 

Passamos a maior parte do dia em nosso ambiente de trabalho. De segunda a sexta-feira, durante o dia, dedicamos nosso tempo e talento a uma empresa e a sua missão. E algo que faz parte de nossa vida de forma tão enraizada, se torna ainda melhor quando nos permite fazer amigos!

Neste 14 de fevereiro, Dia do Amigo, você sabe como suas amizades no trabalho podem beneficiar sua vida pessoal e profissional? Aquele papo descontraído na pausa para um café ou durante as refeições pode promover ótimos resultados individuais e em equipe, além de criar laços de amizade muito além do happy hour. Mais que coworkers, amigos! Em outras épocas, profissionais evitavam falar de suas vidas pessoais no trabalho.

Esperava-se dos funcionários uma postura que separasse totalmente a vida familiar da profissional. Hoje em dia, no entanto, com gestões cada vez mais humanas e que valorizam a vida pessoal, bem-estar e qualidade de vida, e os próprios colaboradores se sentem mais confortáveis para criar vínculos. Mais que colegas de trabalho, muitos se tornam amigos!  Segundo a Gallup, empresa que estuda engajamento de funcionários há 30 anos, ter amizade no trabalho é excelente para o desempenho profissional! E, como a vida pessoal pode afetar a vida profissional para melhor ou pior, se o colaborador consegue estabelecer vínculos positivos dentro do trabalho irá se sentir mais motivado para os desafios do dia a dia. Falando coletivamente, um grupo de trabalho que constrói boas relações se sente ainda mais entrosado para trabalhar nos projetos da empresa.

Cultivar a amizade no trabalho é uma forma de usar a intimidade compartilhada para contribuir ainda mais com a empresa e com o desenvolvimento profissional. Falando de intimidade… Nesse dia de comemorar as amizades no trabalho, também é importante relembrar algumas posturas necessárias para criar bons vínculos. Com os laços fortalecidos entre você e seus amigos, não deixe que questões profissionais afetem a amizade.

Não leve para o lado pessoal, por exemplo, alguma cobrança, pedido ou feedback. Lembre-se: amizades no trabalho são maravilhosas, mas evite panelinhas. Seja sempre receptivo e acolha bem os novos colaboradores que chegam à empresa. Essa é uma maneira de manter o ambiente de trabalho agradável para todos e ainda conhecer novos amigos!

Agora chegou a hora: pausa pro café – e feliz dia para você e seus amigos da firma!

 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany