Como estimular que as crianças mantenham uma alimentação variada?

23 de Janeiro de 2018



A cena é comum em várias famílias: enquanto os pais se esforçam para que os pequenos comam de tudo do prato, as crianças pedem por doces, guloseimas, salgadinhos, refrigerantes. Afinal, como estimular que as crianças mantenham uma alimentação balanceada, mesmo longe dos responsáveis?  


Muitos especialistas indicam que aquelas tradicionais chantagens no estilo 'só vai jogar videogame se comer toda a salada' ou 'se não comer tudo não ganha a sobremesa' pode prejudicar a visão que a crianças têm da alimentação, associando os alimentos com restrições e proibições, criando uma sensação ruim em um momento que deveria ser prazeroso. As refeições devem e podem ser divertidas!   


Em entrevista, a autora do livro Crianças Francesas Comem de Tudo, Karen Len Billon diz que é prejudicial separar os alimentos entre "certos" ou "errados", já que cria a ideia de culpa nas crianças e pode ocasionar em futuros distúrbios alimentares. Ao invés disso, ela indica esclarecer que algumas comidas são regulares, do a dia a dia, enquanto  outras são só para ocasiões especiais, como festas, feriados, férias... Assim, a criança começa a entender quando cada tipo de alimento é mais indicado.   


Karen também reforça um ponto importante: não adianta oferecer alimentos para as crianças que os pais não têm costume de comer. A iniciativa de se alimentar com mais variedade e nos horários certos deve ser um esforço de toda a família. De nada vai adiantar estimular as crianças a experimentarem novos pratos se dentro de casa não houver variedade na oferta, certo? Por isso, procure variar as formas de preparo dos pratos, inclua alimentos rejeitados de maneiras diferentes e aposte também na apresentação dos pratos.

 

É importante que o momento das refeições seja estimulante e prazeroso para todos da família, sem pressão para comer tudo, subornos, chantagens, distrações (como TV ou tablets) e estimulando que os pequenos experimentem, mesmo que digam não gostar de um alimento. Só mudando a rotina diária você vai conseguir construir esse hábito também nas crianças.


KID+


Para estimular que a alimentação saudável seja assunto também nas escolas, Kid+ é o serviço de alimentação da Sodexo com opções tanto para as crianças quanto para os adolescentes, professores e colaboradores. Muito além de restaurantes e lanchonetes tradicionais, O Kid+ tem a elaboração de cardápios mensais preparado por uma equipe de nutricionistas, sempre oferecendo refeições completas e balanceadas, com os nutrientes necessários para cada fase da infância, adolescência, até a vida adulta.

 

Contando com os 50 anos de experiência da Sodexo em soluções para qualidade de vida, Kid+ já está mudando a maneira que as crianças lidam com os alimentos em mais de 40 instituições de ensino e poderá ser o serviço de alimentação que você procurava para sua escola!


Conheça mais sobre essa solução, clique aqui.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany