Blog

A diversidade de culturas na Sodexo

diversidade Sodexo

Para nós da Sodexo a Diversidade e Inclusão não está apenas em nosso discurso, mas enraizadas nas parcerias, programas e ações de conscientização que são promovidas pela companhia, formatada em uma cultura organizacional que engloba diferenças e principalmente entende que cada indivíduo é único.

A Sodexo entende que equipes diversas são mais engajadas, inovadoras e performam melhor. Quando falamos em nosso pilar de Cultura e Origens, nos preocupamos em acolher e promover as diferentes culturas, raças, etnias, nacionalidades e línguas que formam nossa empresa. Isso quer dizer que temos respeito pela cultura brasileira, e que nesse país onde executamos nossas atividades, nos preocupamos também em acolher e propagar as origens de nossos colaboradores, inclusive entre profissionais estrangeiros ou refugiados.

A Sodexo, referência internacional em Diversidade, foi reconhecida em 2018 no ranking publicado pela DiversityInc como uma das TOP 50 empresas que mais trabalha com diversidade no mundo. Pensar em diversidade é um de nossos maiores compromissos. Trata-se de um trabalho constante para criar um ambiente propício para todos os colaboradores, principalmente para os que têm o Brasil como sua segunda casa, depois de seu país de origem. E para promover o acolhimento desses profissionais, que a cada dia passam a absorver mais a cultura de nosso país, a Sodexo promove diversas ações entre eles e também entre os colaboradores brasileiros. 

Por exemplo, para a inclusão dos 92 refugiados que atualmente trabalham em nossa empresa, criamos movimentos de sensibilização por meio de treinamentos e publicação de manuais aos colaboradores brasileiros, abordando a realidade dos refugiados em seus países de origem e as diferenças de cultura, idioma e hábitos. Com isso, buscamos criar um ambiente verdadeiramente inclusivo, com ações que partem não apenas da gestão, como dos próprios colaboradores em si.

Com relação aos colaboradores refugiados, a Sodexo também tem orgulho de ser signatária do projeto Empoderando Refugiadas, coordenado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em conjunto com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e ONU Mulheres. Hoje 52% de destes são mulheres vindas de países como Angola, Congo, Haiti, Iraque, Paquistão e Venezuela.

Nossa Brasilidade é motivo de grande orgulho para nós. Assim como comemoramos a cultura de nosso país, também comemoramos diariamente as diversas culturas de nossos colaboradores, buscando integrá-los também à nossa. Para nós, contar com uma força de trabalho oriunda de outro país significa prover à essas pessoas condições dignas de se reafirmarem como cidadãos e, aos colaboradores brasileiros, a oportunidade de um intercâmbio de conhecimento. Esta troca cultural desperta sentimentos de empatia, respeito ao próximo e um ambiente de trabalho mais humanizado e harmonioso.

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany