Comportamentos nas redes sociais podem prejudicar sua imagem profissional

23 de Outubro de 2017
shutterstock_407995804.jpg 
 
Ao mesmo tempo em que representaram um grande avanço na comunicação, divulgação de novidades e até desenvolvimento profissional, as redes sociais quando mal utilizadas também podem prejudicar, e muito, a carreira e relações profissionais, dificultando novas oportunidades ou mesmo o relacionamento em equipe. 

Mais do que nunca é importante encarar as rede sociais como vitrines em que os recrutadores e coordenadores estão de olho para checar informações ou mesmo conhecer mais sobre a postura e opinião verdadeira dos candidatos. Hoje, é possível confirmar se os valores e qualidades indicadas no currículo são, de fato, o que a pessoa divulga e mantém nas redes sociais. Assim, de acordo com o site de empregos Catho, 83,1% dos trabalhadores reconhecem que o comportamento nas redes sociais é determinante na hora de conseguir uma vaga. 

A patrulha sobre o que é divulgado de modo público nos seus perfis deve ser constante: comentários polêmicos, ofensas pessoais, fotos que expõem a intimidade ou mesmo compartilhar informações confidenciais sobre sua empresa e colegas de trabalho são algumas das atitudes que já devem ser abolidas para manter uma postura mais profissional nas redes.    

Um dos principais problemas nas redes sociais está na divulgação e compartilhamento de notícias ou imagens falsas, o que pode prejudicar sua credibilidade. Para tentar auxiliar essa situação, o Facebook em parceria com a Abraji lançou até uma cartilha que orienta como identificar notícias falsas, com o cuidado de analisar as manchetes, datas e a URL antes de compartilhar qualquer link! Você encontra todas as dicas aqui. 

Outro problema frequente é utilizar redes como o Linkedin, com uma abordagem mais profissional, como uma plataforma de exibicionismos, opiniões polêmicas ou compartilhamento de notícias nem sempre válidas. 

Dessa forma, mais do que nunca é preciso manter a vigilância entre tantas informações e só publicar de modo público nas redes sociais as informações e opiniões que não afetem sua credibilidade e postura profissional. Na prática, vale aquela dica de só publicar o que você falaria ou mostraria pessoalmente.  

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany