Outubro Rosa: entenda a importância e o objetivo da campanha

20 de Outubro de 2017
22254765_10155723406818972_2481302336283916044_o.jpg

Você sabia que o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, depois do câncer de pele, correspondendo a 28% dos novos casos a cada ano? Quando diagnosticado em estágios iniciais, há uma maior chance de tratamento e cura, porém, anualmente, a doença causa cerca de 520 mil mortes em várias regiões do mundo, mesmo em países desenvolvidos. 

É por isso que o movimento Outubro Rosa ocorre internacionalmente e cada vez integra mais setores da sociedade. O principal objetivo da campanha é a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, com a prática do autoexame e uma rotina de consultas e exames para manutenção da saúde, que devem ir além desse mês. 

Conhecido globalmente pelo laço rosa, o movimento surgiu nos anos 90 nos Estados Unidos e nos últimos anos se tornou muito popular com ações, debates e programações durante todo o mês de outubro. Internacionalmente, é cada vez mais comum que museus, pontos turísticos e locais públicos sejam iluminados com a cor rosa durante o mês, como um reforço da importância dessa campanha. Desde 2002, quando a campanha começou no Brasil, vários pontos turísticos brasileiros como o Cristo Redentor, as Cataratas do Iguaçu e o Obelisco do Ibirapuera já receberam a iluminação rosa! 

Você também pode fazer a sua parte: ajude a divulgar a campanha com as mulheres especiais que te cercam, sejam da família, colegas de estudo, parceiras de trabalho, vizinhas. Muitas vezes com rotinas atribuladas, compromissos de família e trabalho, muitas deixam de lado o cuidado com a própria saúde, sendo importante relembrar o quanto o diagnóstico precoce do câncer pode fazer diferença no tratamento.  

Você pode conhecer mais sobre a campanha e a sua importância no link: outubrorosa.org.br 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany