5 dicas para deixar o home office ainda mais eficiente!

07 de Novembro de 2017
 
 
Com o avanço das tecnologias ou mesmo como uma opção para redução de custos, o trabalho home office se torna cada vez mais popular, especialmente nas grandes cidades como opção de reduzir distâncias e otimizar o tempo. A ideia de trabalhar em casa, porém, pode se tornar uma dificuldade para quem não organiza a rotina. 

Para evitar as principais distrações, indicamos algumas dicas para fazer um home office ainda mais eficiente!  

Prepare seu ambiente de trabalho 

Trabalhar de casa não é sinônimo de ficar estirado no sofá ou na cama, por isso, separe um espaço específico para suas atividades. Não precisa ser um escritório completo, mas um ambiente em que você possa ter todos os recursos e objetos para trabalhar sem interrupções. De preferência, escolha um lugar bem iluminado,arejado e que não tenha pessoas saindo ou entrando com frequência, para não distrair. 
 
Não crie maus hábitos  

Apesar de não ter a mesma cobrança de horários que um trabalho no escritório, o home office pode se tornar uma verdadeira cilada para quem não tem foco! É normal que quem está em casa acabe se distraindo com a TV, redes sociais, mais um episódio da série preferida, um café com amigos, uma ida rápida ao mercado. por isso, não deixe que essas pausas eventuais se tornem um hábito na rotina, para não afetar sua produtividade e tempo de trabalho. Horário flexível e a liberdade podem ser tanto grandes aliados como ciladas para profissionais desorganizados!

Mantenha a postura profissional 

Não é porque você está em casa e sem uma roupa social que você não deve manter a postura e responsabilidade. Muitos profissionais reclamam que os parentes, vizinhos ou amigos não respeitam o home office, mandando mensagens ou visitando, mas partirá de você estabelecer limites e avisar quando está disponível ou não. O home office exige muita dedicação e cumprimento de prazos, por isso, seja com uma agenda, aplicativo ou mesmo notificações, mantenha os compromissos do dia bem planejados e claros para não se perder. 

Cuidado para não se isolar 

Depois de um tempo, o home office pode se tornar um tanto solitário, mesmo com as mensagens e e-mails diários. Uma sugestão para evitar essa sensação de isolamento é procurar diferentes locais de trabalho, como café ou escritórios com espaços coworking, por exemplo. Além disso, inclua na rotina momentos para sair de casa, visitar amigos, praticar alguma atividade física ou curso, encontrar pessoas de diferentes áreas. Manter esse contato social é importante para não deixar a produtividade cair.  

Inclua as pausas de descanso 

As distrações podem ser um problema, por outro lado, há muitos que perdem a mão e acabam trabalhando ainda mais quando estão em casa, o que pode afetar até os horários de sono e refeições. É importante manter as atividades pessoais e os momentos de descanso na rotina, por isso, estabeleça um horário para começar e para terminar as atividades diárias. É mais difícil separar as atividades profissionais quando se trabalha de casa, mas é importante criar um limite respeitando sua disponibilidade e interesse.  

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany