Empoderamento profissional - A importância de ter colaboradores independentes e pró-ativos!

09 de Outubro de 2017

 shutterstock_604346756.jpg 


Aquela ideia de profissionais limitados, sem autonomia e dependentes de orientação dos chefes está em extinção em muitos segmentos. O empoderamento profissional é adotado por muitas empresas para estimular que os colaboradores tenham mais liberdade para tomar decisões, criar processos e atingir os melhores resultados!


Normalmente, são empresas com menos estruturas hierárquicas, o que facilita a tomada de decisões, especialmente as que são referentes ao funcionamento das equipes. Dessa forma, os colaboradores são estimulados a participarem dos projetos, compartilhar informações e introduzir novos processos, sendo responsáveis diretos por suas agendas, tarefas e compromissos.


Ter colaboradores mais autônomos também contribui para a retenção de talentos, especialmente quando há grande rotatividade motivada pela busca por melhores salários, desafios ou desenvolvimento profissional. Com um ambiente de trabalho mais agradável e que respeita particularidades, muitos profissionais não arriscam perder essa condição.


Valorizar a busca por conhecimento é um diferencial do profissional empoderado, que motiva e inspira a equipe. Especialmente para os profissionais mais inexperientes ou recém-graduados, o empoderamento profissional pode ser uma maneira de superar as inseguranças e conquistar um maior entrosamento entre toda a equipe.


Por isso, os líderes e coordenadores devem estar abertos para delegar funções, estimular a autonomia na resolução das tarefas e compartilhar sucessos ou mesmo melhorias possíveis na equipe. Longe daquela ideia de chefe que controla todas as etapas e tarefas, o empoderamento  transforma os colaboradores em parceiros e responsáveis pelos projetos, atingindo resultados ainda mais surpreendentes!




Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany