Diversidade: a importância da inclusão para o fim do preconceito no ambiente de trabalho!

13 de Abril de 2017

diversidade.jpg

 

Se antes existia a ideia de ambientes de trabalho homogêneos, atualmente, o que se vê é a busca cada vez mais constante por compor equipes diversas que possam contribuir  para o fim de preconceitos no mercado de trabalho e  para a conquista de melhores resultados em equipe. 

Afinal, um ambiente corporativo que valorize e estimule a diversidade de gênero, orientação sexual e vivências conseguirá atrair e manter profissionais mais motivados, além de formar equipes mais produtivas e entrosadas. 

Esse debate é tão atual que vai além apenas do mundo corporativo, já que cada vez mais grandes atrizes de Hollywood, por exemplo, expõem que também ganham menos que seus parceiros de cena, como indicou a atriz Natalie Portman recentemente. 

Para perceber como a questão da diversidade é importante, basta começar a observar! Na sua empresa ou espaços que você frequenta as mulheres assumem postos de liderança ou estão no conselho de administração? Há a convivência entre diferentes faixas etárias, habilidades, gêneros, orientação sexual e etnias? Todos são valorizados e recebem as mesmas oportunidades? 

Muito além de um debate social, estimular um futuro com mais diversidade no mercado de trabalho é uma oportunidade de engajar colaboradores e tornar as equipes mais produtivas, melhorando,inclusive, a qualidade de entrega, já que o contato com diferentes bagagens, opiniões e estilos de vida sempre enriquece um debate, uma ideia ou um processo. Investir na Diversidade também é um diferencial estratégico! 

Inclusão na Sodexo 


Na Sodexo, a diversidade é uma prioridade! Além do Conselho de Administração ser liderado por uma mulher, Sophie Bellon, a Sodexo ainda integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBT, com a adesão dos 10 compromissos para a promoção dos Direitos LGBT dentro do ambiente corporativo, com as ações do grupo Sodexo Pride Group que estimulam o debate e convivência no ambiente de trabalho. 

No geral, o grupo Sodexo ainda conta com cerca de 43% de mulheres no Comitê Executivo e 38% no Conselho Administrativo, além de já ter 70% de mulheres no quadro geral de colaboradores no Brasil, com mais de 23.149 funcionárias. Ações necessárias para deixar o ambiente de trabalho mais diversificado! 

Com atuação nas áreas de Gênero, Gerações, PCDs, Etnia e Orientação Sexual, a Sodexo mantém muitas ações de diversidade e inclusão. Como resultado de diversidade, saltamos de 54% em 2014 para 87% em 2016, um crescimento de 15% e que contribuiu para um aumento de 49% no engajamento de colaboradores, que ficam muito mais motivados em permanecer na empresa, recomendá-la e ainda mais produtivos! 

Para esse ano, um dos focos será justamente aumentar a inclusão de colaboradores com deficiência em diversas áreas e departamentos. Inclusive, lançamos em fevereiro uma campanha para convidar pessoas com deficiência a trabalhar na Sodexo. 
Para conhecer mais sobre nossa área de Diversidade e Inclusão, clique aqui.


Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany