Boa alimentação começa na infância!

19 de Abril de 2017

 SODEXO2.jpg

 

Quem disse que a alimentação de qualidade também não pode ser assunto de criança? 

A preocupação com a variedade e preparação dos alimentos deve começar dentro de casa, envolvendo os pequenos nesse debate e estimulando hábitos mais saudáveis desde a infância. 

O alerta pode ser medido em números: de acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, uma a cada três crianças entre cinco a nove anos está acima do peso recomendado, sendo que 8,4% estão obesos. Entre as principais causas, temos o sedentarismo e a crescente substituição dos alimentos básicos por alimentos ultraprocessados, com o consumo excessivo de sódio, gorduras e açúcar. 

Para mudar essa realidade, entre as indicações dos especialistas para auxiliar na alimentação dos pequenos, destacamos: 


  • Restrição de alimentos gordurosos. Ao invés de proibir, ensine que alimentos gordurosos, como as frituras e lanches que as crianças tanto gostam, devem ser consumidos ocasionalmente e não são prioridade na alimentação.

  • Envolva as crianças no preparo. Convide as crianças para ajudar na preparação de sucos ou na escolha dos ingredientes enquanto cozinha.

  • Busque novas receitas e apresentações. Um ingrediente que as crianças não costumam consumir pode ser adotado de nova maneira ou receita. Utilize verduras e legumes como recheios de omeletes, suflês, tortas, molhos.  e você ainda pode deixar o prato com uma carinha divertida e bem colorida!

  • Não faça chantagens. Prometer para a criança uma sobremesa ou guloseima só depois de comer os legumes é uma prática comum, mas que não ensina a importância dos alimentos. O momento da refeição deve ser prazeroso.

  • Respeite os gostos. Se seu filho não gosta de determinados legumes, mas se adaptou a outros, não precisa castigá-lo ou forçar a situação. É importante entender também o paladar pessoal.

  • Dê o exemplo. Não adianta exigir das crianças uma alimentação mais saudável se os adultos também não seguirem a orientação. Por isso, toda a família deve participar dessa mudança.

  • Mantenha os hábitos. O momento das refeições deve ser realizado nos horários indicados, sempre priorizando o sabor e preparo dos pratos.


Alimentação dentro das escolas!


Para estimular a boa alimentação de uma forma mais lúdica e divertida, o Kids + é uma oferta de alimentação da Sodexo Serviços voltada para escolas, com ações e projetos destinados para que esse momento das refeições também seja uma oportunidade de aprendizado! Assim, o cardápio do lanche até as refeições é preparado para garantir essa variedade e novidades para as crianças! 

Leia mais

Todos os direitos reservados Webcompany